segunda-feira, agosto 23, 2010

ESRI UC e o qual nosso negócio

7a ESRI User Conference 
De 12 a 18 de julho passados estive na conferência dos usuários da ESRI em San Diego.
A Environmental Systems Research Institute (Instituto de pesquisa de sistemas ambientais), ou ESRI, é a maior empresa e GIS do mundo. 

Ela foi quem introduziu o GIS à internet. Ela é realmente uma gigante, é a quarta maior empresa de software do mundo, seus sistemas são é utilizado por mais de 300 mil organizações. Mais de 24 mil prefeituras utilizam o seu software no mundo. Eu participei de projetos em 2 prefeituras (Chesapeake - VA e Henderson - NV) que utilizavam sériamente o software ESRI (Sobre a experiência com elas pretendo escrever em um artigo futuro).
Seu produto mais conhecido é o ArcGIS Server que é um pacote de softwares de GIS extremamente robusto.

Dada a magnitude da empresa é de se imaginar quantos usuários ela possui. O evento teve mais de 14 mil pessoas. Houve diversas apresentações incluindo as sessões no plenário principal do primeiro dia que sugiro fortemente assistí-las (http://www.esri.com/events/user-conference/index.html).

Jack Dangermon abriu o evento no plenário compartilhando a sua visão de como o GIS pode mudar o mundo, e para melhor.

Uma das apresentações do plenário foi de Richard Saul Wurman, que falou sobre o projeto 19.20.21. Este projeto procura analizar e comparar os dados sobre as maiores cidades do mundo e poder explicar como elas se organizam. O nome vem de que haverá 19  cidades com mais de 20 milhões de habitantes durante o século 21. Este projeto mostra análise como as que mostra que em São Paulo a concentração de habitantes é mais distribuída que Nova Iorque é cheio de significado, por exemplo se a população de são paulo é mais distribuída que NY então o trânsito em São Paulo deveria ser menor que o de NY pois as pessoas se deslocariam de diferentes localidades e não da mesma diminuindo o efeito pendular. Entretanto não é verdade, o trânsito de São Paulo é tão ruim quanto o de NY. Dai mais informações de como a cidade se organiza é necessário mais dados, mais cruzamento informação que pode levar a compreesões mais complexas e interessantes.

Mas na apresentação de Wurman o que foi mais impactante foi quando ele disse que o negócio de GIS é o da compreensão.
"We are in the understanding business!"
Realmente, o nosso trabalho é tentar explicar, prover mais informações, comunicar padrões para outros seres humanos ou para nós mesmos. Nós lapidamos os dados, os transformamos em mais informação para que pessoas que trabalham naquele domínio de informação olhem para aquela maneira de visualizar os dados em mapas, gráficos, esquemas e digam "Uau! Isto me permite analisar algo muito mais complexo apenas visualizando os dados". E realmente os dados do TED comprovam isso. E de qualquer outro sistema de GIS, quando se abre um mapa buscando restaurantes próximos, nele já se muito mais informação do que se uma lista telefonica fosse utilizada. E muito mais informação pode ser extraida, como encontrar um restaurante próximo que também está no caminho do teatro etc.

Por isso mais e mais eventos de GIS awarness tem sido feitos, pois essa tecnologia tem quer ser explorada para expandirmos nossas fronteiras de conhecimento.